top of page
  • Foto do escritorrmterapiasclinica3

corpo em Movimento...

Atualizado: 11 de out. de 2022






Olá!

Espero que vocês estejam bem!

Manter a saúde do corpo é primordial, principalmente no inverno que é mais propício que as pessoas fiquem sem fazer exercícios físicos diariamente por causa do frio, exceto, os movimentos obrigatórios por haver a necessidade do corpo em realizá-los. Mas o inverno já se foi e mudamos para uma estação mais agradável em que as pessoas passam ter mais disposição, ou ao menos deveria ter! E a Fisioterapia está sempre atenta quanto a Prevenção, Promoção e Recuperação da saúde! Então, 'bora' se animar e continuar praticando movimentos com o corpo e mantendo a mente sempre positiva!

Seguem algumas dicas curiosidades!


***


"Isso serve para qualquer idade, principalmente as mais avançadas!"

Nas nossas atividades da vida diária (AVD), realizamos movimentos que achamos simples, como escovar os dentes, os cabelos, nos momentos em que nos alimentamos, ao andarmos e agacharmos, dentre outros. Estes movimentos são chamados de flexão, extensão, abdução e adução (ou seja, dobrar, estender e aproximar ou afastar os membros inferiores e superiores da linha medial do corpo). Esses são alguns dos movimentos que realizamos ao executar tais funções. No entanto, são movimentos que se repetidos mais vezes, e de forma correta, ajudarão as pessoas não só a se exercitar nos dias frios, ajudando a se aquecer, mas evitando que fique em déficit de movimentos em qualquer estação do ano. Isso serve para qualquer idade, principalmente as mais avançadas!


“A funcionalidade do corpo humano é perfeita para os movimentos e, definitivamente, não foi feito para ficar parado. Então, movimente-se!”

Antes de nascermos, por exemplo, realizamos movimentos e continuamos após o nascimento, de forma que, muitos destes movimentos, não foram ensinados a executá-los corretamente (é instintual). Mas, ao realizar movimentos de forma inadequada, poderão surgir desgastes precoces nas articulações e, claro, a dor que sempre o acompanha.


"Ame-se, cuide-se, exercite-se!"

Então, mantendo o corpo em movimento, sem abusos, em casa seguindo as formas corretas (e procurando sempre saber quais são as formas corretas), ou utilizando equipamentos (no trabalho, na escola ou em academias), que possam lhe auxiliar durante a execução de suas atividades da vida diária, desta forma, mantém a integridade das articulações e, assim, mantém suas funções, e mais disposição. Uma dica bem bacana para quem gosta de se exercitar e se divertir ao mesmo tempo é dançar!


"A dor também se acomoda em você..."

No caso de dúvidas, busque sempre orientações com o Fisioterapeuta, Massoterapeuta, Médicos e etc.


Não se deixe levar pelo frio ou pelo comodismo (ou seja, o conforto de ficar muito tempo sentado ou deitado na frente da tevê ou computador), porque a dor também se acomoda em você. Levante-se e movimente-se, pois também ajuda a queimar calorias. É necessário estar sempre fazendo exercícios aeróbicos e ajudando manter a saúde do seu corpo! Tenha mais saúde física e mental, independente da sua idade!


Espero te ver aqui sempre e bem!

Abraços!



30 visualizações

Comments


bottom of page