top of page
  • Foto do escritorrmterapiasclinica3

Psicoterapia Individual

Atualizado: 11 de out. de 2022


Muito prazer em se conhecer!




Olá, pessoal!

Às vezes, as pessoas deixam de fazer psicoterapia por não conhecer ao certo como funciona uma sessão, e o novo (diferente) causa estranheza e um certo receio, o que é natural. Mas costuma ser um momento de relaxamento mental e emocional, um espaço na vida do/a cliente em que ele/a pode, finalmente, 'Ser' de verdade o que é, sem precisar lançar mão da máscara social. Não tem regras exatamente que digam como começar ou terminar, e não há julgamentos. E é na relação cliente-psicoterapeuta que o setting terapêutico vai sendo construindo, de maneira que o ambiente seja confortável em todos os sentidos às necessidades do cliente, que nesse momento precisa ser acolhido, ouvido e escutado. Então, não deixe de cuidar de si por receio ou dúvidas, mas é preciso dar o passo tão necessário no sentido de compreender o sentido das coisas e fatos que te assombram.


O psicoterapeuta promove um momento de fala e escuta com profunda reflexão do paciente sobre ele, e como ele se vê no mundo com os outros, na busca de soluções. Na sessão com os pacientes o terapeuta pode compreender exatamente esse fenômeno do 'eu verdadeiro' se mostrando como 'ser' (autêntico).


O ser humano está acostumado ser inautêntico, na maioria das vezes quando está em público. Mas quando algo não vai bem no dia a dia do indivíduo trazendo transtornos emocionais como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, estresse ou fobia social, entre outros, por exemplo, isso pode tirá-lo da inautenticidade (da máscara social) para se colocar na autenticidade sendo ele mesmo (com seu EU verdadeiro), através da angústia e medo diante do que está acontecendo, não tendo apoio ou qualquer tipo amparo para ajudá-lo.


"É preciso sensibilidade e solicitude com o outro para descobrir como um fenômeno se desvela e se revela para o mundo, e entender que a vida humana se tece entre histórias."

A ajuda profissional de um psicólogo irá ajudá-lo a se reencontrar e juntos buscarão soluções para suas dificuldades, mostrando possibilidades de torná-lo mais empoderado diante de situações difíceis, pois o ser humano é repleto de potencialidades, capaz de transformações comportamentais e emocionais para seu crescimento pessoal.


O psicólogo, neste momento, é a árvore que oferece sombra para que se possa olhar para dentro de si, com acolhimento e escuta."

Juntos, cliente e psicoterapeuta, caminham em busca de soluções e de um sentido de vida, desvelando os fantasmas. E, por isso, te convido a conhecer o que é fazer psicoterapia na prática! Te espero!


Abraços!

32 visualizações

Kommentare


bottom of page