• Foto do escritorrmterapiasclinica3

papel da FISIOTERAPIA no combate ao covid-19

Atualizado: 24 de abr. de 2023

Olá!

Espero que vocês estejam bem e com saúde, apesar desse período de quarentena, pois quero compartilhar mais um pouco de informações sobre os benefícios que a fisioterapia pode oferecer, como já venho trazendo em outros artigos aqui sobre atuações da fisioterapia em situações que envolve o bem-estar do paciente e, agora, inclusive nesse momento de pandemia. A Fisioterapia está sempre atenta quanto a Prevenção, Promoção e Recuperação da saúde! E em consideração ao momento em que estamos passando, devido ao covid-19, vou falar um pouco da importância da relação entre a Fisioterapia e o combate a este coronavírus nesse momento.

Como já é de conhecimento de todos, e de acordo com o Ministério da Saúde e de tantos outros profissionais da medicina, os sinais e sintomas do novo coronavírus, Covid-19, são principalmente respiratórios semelhantes a de um resfriado ou gripe, mas que não é, nem um e nem outro, pois o resfriado é causado por outros vírus e a gripe é causada pelo vírus influenza (tipo A ou B) normalmente e o Covid-19 vem da família dos coronavírus.

O Covid-19 pode causar também infecção do trato respiratório inferior como as pneumonias. E os principais sintomas conhecidos até o momento são: febre, tosse, dificuldade para respirar e até coriza ou perda de paladar, e pode variar os sintomas dependendo de pessoa para pessoa. Alguns indivíduos podem ter sintomas leves sem gravidades, mas outras pessoas (e não necessariamente apenas as do grupo de risco) podem apresentar um agravamento no quadro de sintomas e precisarão de auxílio para vencer este coronavírus com ajuda de toda uma equipe da área da saúde.

... se faz necessário o isolamento social, para que, desta forma, não haja um número elevado de pacientes ao mesmo tempo...

Desta forma, para que não sobrecarregue o sistema de saúde que, nos dias normais e sem pandemia já enfrenta dificuldades para atender a todos, se faz necessário o isolamento social, para que não haja um número elevado de pacientes ao mesmo tempo necessitando de atendimento hospitalar. Situação esta que, nenhum país, seja de primeiro mundo ou não, consegue atender a todos ao mesmo tempo. Para atendimento numa situação de pandemia, o quadro profissional multidisciplinar é de extrema importância, pois todos estarão empenhados buscando fazer o seu melhor para restabelecer a saúde dos pacientes e de todo sistema de Saúde.

E como a Fisioterapia pode ajudar para o bem-estar do paciente?

Sendo uma especialidade da Fisioterapia, a atuação no sistema respiratório pode ser preventiva, ou no tratamento de praticamente todas as doenças que atingem esse sistema. E tem como uma de suas atribuições, ajudar estimular a re-expansão dos pulmões, aperfeiçoar a oxigenação sanguínea, deslocar e tirar secreções, re-educar a função respiratória e precaver possíveis riscos de danos a saúde, dependendo da situação em que se apresenta o paciente.

A fisioterapia respiratória pode ser realizada em casa, no trabalho, na clínica ou no hospital

Esta prática da fisioterapia também é empregado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), inclusive quando o paciente encontra-se entubado, respirando com a ajuda de aparelhos. E outro objetivo da fisioterapia respiratória será sempre no sentido de aumentar a capacidade ventilatória do pulmão através da liberação das vias respiratórias, devido ao acúmulo de secreções, por exemplo.

Exercícios respiratórios são também essenciais para aperfeiçoar a respiração e estimular os músculos ventilatórios. Dentre outros benefícios, temos a melhora de troca gasosa, a expansão pulmonar, melhorar oxigenação por todo o organismo (do corpo), buscando diminuir o tempo de internação hospitalar.

... o profissional de fisioterapia também é parte da equipe multiprofissional e está ajudando no enfrentamento desta pandemia do covid-19.

Cada membro desta equipe é de suma relevância para o combate do coronavírus covid-19, e você, leitor (a), também tem sua participação importantíssima nessa luta mantendo-se em casa sempre que possível. Caso seja necessário sair, tome os devidos cuidados como usar máscara, manter distância de pelo menos 1,5m ~ a 2m da outra pessoa, utilizar o álcool em gel disponibilizado nos estabelecimentos, ou seu próprio, e lavar as mãos com frequência.

Ah!, E para que o seu bem-estar não seja prejudicado, neste período de quarentena faça com frequência exercícios físicos com cuidado e, inclusive, você pode aproveitar as lives na internet de profissionais de saúde que estão se dedicando, demostrando as formas corretas de fazer exercícios físicos em vídeo, e assim, ajudar as pessoas com a forma correta de praticá-los e tornando mais fácil atravessar esse período, mas com a saúde em dia! Juntos conseguiremos vencer!

E então, você também está preparado para lutar conosco contra esse coronavírus?? Conto com vocês!

Um grande abraço!