top of page
  • Foto do escritorrmterapiasclinica3

_____Massoterapias X Stress_____

Atualizado: 24 de abr. de 2023








Olá!

Hoje estamos aqui como Massoterapeutas (além de psicóloga e fisioterapeuta) para conversarmos sobre a importância da massoterapia em nossas vidas. É muita satisfação para nós também quando vemos nossos clientes recuperados de dores, muitas vezes, insuportáveis. Mas é preciso que terapeuta e cliente caminhem juntos na busca pelo relaxamento muscular, pela reabilitação e re-educação postural e, finalmente, pelo prazer de sentir-se bem! Então, vamos falar um pouco sobre isso?


"Por mais de 5.000 mil anos técnicas de massagens eram utilizadas no Japão, Egito, China e Irã. Hipócrates, o pai da medicina moderna (ocidental) e Asclepiedes outro médico grego, aconselhavam a hidroterapia, técnicas de fricção e exercícios."

Com o decorrer do tempo, de acordo com a cultura, foram se desenvolvendo diversos estilos de massagens, e hoje podemos encontrar inúmeras técnicas, entre elas, o Seitai, Shiatsu, Ayurvédica, Podo-Reflexologia, Tui-Na, Thai-Massage, Quick-Massagem e muitas outras técnicas, tanto ocidentais como orientais.


E qual é a importância destas informações para os dias de hoje?


Devido a diversos compromissos assumidos no dia a dia, a pressão destes, seguido de acontecimentos negativos que podem ocorrer, acabam deixando o dia muito estressante e levando a pessoa a desencadear vários problemas físicos e/ou psicológicos. O desequilíbrio bioquímico devido ao estresse crônico pode gerar o enfraquecimento do nosso sistema imunológico perante determinadas alterações. E ter um refúgio terapêutico para cuidar do corpo e mente é importante.


“O tempo para relaxar é quando você não tem mais tempo para isso.”

Sydney J. Harris


A pessoa que fica sobre constante pressão, pode comprometer a sua saúde, devido o efeito do hormônio do estresse, o cortisol. A função deste por sua vez, ajuda controlar o estresse, reduz inflamações, contribui para o funcionamento do sistema imune e mantém os níveis de açúcar no sangue e a pressão arterial, por exemplo. Não que este hormônio faça mal. Em quantidade certa faz bem! O problema é ter o nível elevado durante muito tempo e, desta forma, pode desencadear todos os malefícios que são atribuídos ao estresse.


De que forma o estresse crônico tem efeito sobre o corpo?


O estresse crônico viabiliza a diminuição das defesas do sistema imunológico podendo afetar também o cérebro, coração, aparelho gástrico, músculos, etc. Porém, você pode se perguntar: “Então, o estresse é algo que afeta a população nos dias de hoje, e antes, não existia?”



"Hoje em dia, está tudo muito facilitado"

Sim, existia, mas...

O estresse sempre esteve presente, mas as situações eram diferentes, e o estilo de vida é fator que conta muito em relação ao estresse. Antes tínhamos que ir a busca dos alimentos, e os níveis de adrenalina e cortisol aumentavam devido à situação de risco, porém, a atividade física que era realizada para conquistar o alimento fazia com que o nível destes hormônios diminuísse. E a liberação dos hormônios serotonina, endorfina e dopamina causa uma sensação de bem-estar, contudo, hoje em dia, está tudo muito facilitado.


Desta forma, olhando pela lente da vida contemporânea, uma boa parte da população hoje sofre com o estresse, principalmente, dentro do ambiente de trabalho, cerca de 70 %, segundo estudos. Muitas vezes, por ter tarefas em quantidades excessivas e até falta de ergonomia adequada para cada caso torna-se quase impossível realizá-lo dentro do tempo exigido, e considerando também que questões pessoais podem levá-lo a ter mais dificuldades.


"Uma vez desmotivado (a) e com baixa autoestima... fica doente e passará a sentir dores pelo corpo"

No entanto, as cobranças das hierarquias da empresa passam a ser constantes, e cada vez mais o estresse causa uma mudança negativa significativa na saúde da pessoa (na mente e no corpo), por ser, muitas vezes, desvalorizado diante de outros colegas criando, assim, até uma competição de quem é “melhor”. Uma vez desmotivado (a) e com baixa autoestima, este (a), fica doente e passará sentir dores pelo corpo por excesso de esforço físico, devido a pressão do ambiente, má postura, etc. E, a partir deste contexto, o estresse estará "instalado com sucesso” na vida desse sujeito.


"O que a mente não dá conta, o corpo responde"

Bom, então, é só fazer exercícios físico que resolve o problema com o estresse?


Lembre-se, não é só sair fazendo exercícios de qualquer jeito ou qualquer coisa sem orientação profissional. Ou no mínimo procurar saber até onde você pode ir, buscando informações, pois quando o exercício físico é feito de qualquer jeito, e de forma intensa, pode acarretar mais dores e mais estresse ao invés de solução. Mas, sobretudo, precisa ser algo que lhe traga uma sensação de bem-estar. Busque algo que lhe agrade fazer para que não vire uma obrigação, pois a atividade física precisa lhe fazer bem, assim como leituras, passeios, massagens e tantas outras oportunidades disponíveis.



"A sensação de sentir o corpo relaxado, mais leve e sem dor, é imensurável"

A massoterapia (ou seja, que trabalha com diversas técnicas terapêuticas) costuma ser uma opção muito valiosa para ajudar no dia a dia das pessoas. Costuma ter um valor de investimento mais acessível e existem várias opções de terapias e técnicas que, quando feita por profissionais capacitados, trazem benefícios ricos para o bem-estar. A massagem realizada poderá ser no corpo inteiro, ou em partes dele de forma mais específica de um caso específico. A sensação de sentir o corpo relaxado, mais leve e sem dor, é imensurável.


"Saiba que, o remédio por si só, não resolve a causa, apenas traz um alívio temporário!"

Massoterapia, também pode fazer parte dos seus compromissos agendados, mantendo a saúde do corpo e evitando assim gastos com medicamentos em excesso para “tirar” dores, o que acaba sendo temporário por apenas maquiar o problema. Claro, que há casos em que o acompanhamento médico e/ou psicológico pode ser necessário, e até fazer uso de medicamento para ajudar na recuperação da saúde (caso a caso), e as massagens terapêuticas podem auxiliar os tratamentos médicos e/ou psicológicos, mas jamais se automedicar. Saiba que, o remédio por si só, sem o acompanhamento de um profissional, não resolve a causa, apenas traz um alívio temporário!


Sessões de Massoterapias!


Quando se tem dores constantes (ou até crônicos) o cliente, no início do tratamento, terá uma quantidade de sessões mais frequentes, mas com o progresso da massoterapia e reeducação postural poderá ser diminuído aos poucos até manter somente uma manutenção semanal, ou quinzenal, por exemplo.


Efeitos da Massagem


A massagem terapêutica pode ser feito por bebês, jovens e adultos, ou seja, desde zero ano de idade, sem limite. Mas cabe ressaltar como profissionais que cada pessoa é uma pessoa. Os toques e os manejos num bebê não serão os mesmos que num adulto, assim como num idoso e vice versa. É necessário respeitar as condições de cada um. Com o toque sobre a pele e órgãos, a massagem tem dois efeitos principais: um efeito indireto - psicológico e fisiológico - de repercussão geral; e um efeito direto - muscular e mecânico - de repercussão local.

Além de ser ainda muito relaxante, ela alivia seu corpo do cansaço do trabalho, da escola, etc., tirando a tensão muscular e dando um alívio imediato nos dois aspectos descritos acima.

A massagem de Seitai-Shiátsu, por exemplo, libera endorfinas que atuam como um calmante, uma maneira positiva do corpo de se auto ajudar. Através também, de deslizamentos, fricção e alongamentos o cliente consegue sentir alívios imediatos.


Os efeitos sobre a pele


A massagem age sobre a pele removendo sua camada epitelial superficial; desobstruindo os poros; sobre a circulação cutânea, etc., além de aumentar a temperatura do local, tem ainda uma ação calmante, pois atua sobre os filetes sensitivos, diminuindo a hiperexcitabilidade. A massagem torna a pele mais fina e elástica.


O efeito sobre a circulação sanguínea


A massagem determina um notável aumento das trocas nutritivas entre a corrente sanguínea e os tecidos, melhorando seu metabolismo. Desencadeia um efeito mecânico que auxilia a circulação de retorno. E com o estresse constantemente nos dias de hoje, o profissional de massoterapia pode lhe ajudar utilizando as técnicas de massagem, que mostram vários resultados benéficos, liberando as tensões físicas e mentais e, assim, re-estabelecendo o fluxo de energia do corpo. E desta forma, ficando numa melhor condição de enfrentar o dia a dia.


Alguns exemplos de benefícios com a Massoterapia



Adultos em Geral:

Cuida de sintomas como estresse, dor de cabeça, hérnia de disco, torcicolo, tensão muscular, sinusite, enxaqueca, insônia, cólicas menstruais, LER, nervo ciático, entre outras disfunções.


Especificamente para bebês/crianças:

Promove a calma; previne cólicas; sono tranquilo; auxilia na respiração; funcionamento intestinal; estimula a noção de espaço, etc. São movimentos suaves com óleos para bebês.


"A Massoterapia é mais que uma opção, é um estilo de vida!"

Então, vivencie esta experiência que a massoterapia pode proporcionar. Ofereça como um presente para alguém ou para você mesmo, e desfrute dessas sensações de prazer! Só assim, você irá comprovar os benefícios e até recomendar!


Abraços!

39 visualizações

Comments


bottom of page